18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Publicado em domingo, às 21h de 19 de maio de 2024 por Sec. Assistência Social.

Neste último sábado, dia 18 de maio, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que inspirou a campanha Maio Laranja. A data lembra um triste episódio ocorrido na década de 70, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi vítima de abuso sexual e brutalmente assassinada em Vitória, capital do Espírito Santo.

Esse crime chocou o País, servindo de alerta para a urgente necessidade de enfrentar e prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes.

De acordo com informações disponíveis no site oficial da campanha (www.facabonito.org), as principais violações de direitos contra crianças e adolescentes incluem exploração econômica (trabalho infantil), negligência, abandono, além das violências física, sexual, psicológica e institucional.

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Coloque-se no lugar da criança para entender o que ela está sentindo e porque age desta maneira. Você pode agir. Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.

COMO DENUNCIAR:

  • Conselho Tutelar; Delegacias Especializadas ou comuns; Disque Direitos Humanos (100); em caso de Emergência (190).

CONTATOS:

  • Conselho Tutelar: (22) 996045359
  • Centro de Referência da Assistência Social - CRAS (Centro e Largo do Machado): (22) 999272744
  • Secretaria Municipal de Assistência, Promoção Social e Direitos Humanos de Santa Maria Madalena: (22) 25613295

Assessoria de Imprensa/Comunicação - ASCOM PMSMM
Por Vanessa Gonçalves

Desenvolvido por FB Design