Igreja Matriz

Com a subscrição da população local, o Barão de Madalena (José Joaquim da Silva Freire) ordenou a construção da igreja, mandando vir da Província do Rio de Janeiro, o Dr. Gama Bentes para traçá-la. Abriu a lista para a edificação com 5 contos de réis. O mestre de construções chamava-se José Vilinha, especializado em cantaria e comandava um grupo de escravos, que a construiu toda em pedras retiradas do Morro da Estação.

Com a altura de 52 metros, seu galo no alto da torre mede 2,30 metros de braços e o galo tem um metro, além do pára-raios, estando as peças assentadas sobre uma pedra lapidada, a exemplo das demais da obra.

Sua primeira missa foi no dia 22 de julho de 1892, rezada pelo então Padre Olímpio de Castro.

Em 1968, a comunidade se reuniu para reformá-la. Nesta época vieram para Santa Maria Madalena os irmãos Cândido e Baliseu Estrela que se propuseram a ajudar na reforma. A Igreja Matriz foi toda revestida em massa e o teto que era todo em madeira passou a ser de alvenaria, porém seu estilo não foi modificado. A torre que apresentava problemas de infiltração foi revestida com material aluminizado. No interior foram retirados os alteres laterais e um Cristo estilizado foi colocado no altar-mor. Na fachada destaca-se a volumetria da torre encimada de granito. Logo acima da porta principal, um relógio que foi feito por encomenda dos irmãos Estrela em São Paulo.

Igreja Matriz de Santa Maria Madalena

Desenvolvido por FB Design