Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira, 04 de abril

Publicado em segunda, às 15h de 04 de abril de 2022 por Sec. Saúde.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 04/04/2022 a 03/06/2022, onde são divididos em 16 grupos prioritários, distribuídos em pelo menos 02 etapas, conforme quadro a seguir:

Etapas Grupos Prioritários
Primeira - 04/04 a 30/04 Idosos com 60 anos e mais
Trabalhadores da saúde
Segunda - 02/05 a 03/06 Crianças (6 meses a < de 5 anos)
Gestantes
Puérperas
Povos indígenas
Comorbidades
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso
Trabalhadores Portuários
Forças de Segurança e Salvamento
Forças Armadas
Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

A campanha coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19, para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a influenza. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas. Além disso, todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 nas ações de vacinação deverão ser adotadas.

INFORMAMOS AINDA, QUE A CONSULTA DOS LOCAIS E DATAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE E FACEBOOK OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA MADALENA. Acesse aqui o link: pmsmm.rj.gov.br/noticias=secretaria_de_saude_divulga_calendario_de_vacinacao_contra_influenza_e_covid-19

Por fim, para efetivação da campanha de vacinação dos grupos prioritários, está submetida às remessas de doses do imunizante que o Município recebe do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.