17 de maio - Dia Internacional da Reciclagem

Publicado em terça, às 18h de 17 de maio de 2022 por Sec. Meio Ambiente.

No dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem. A data foi instituída pela UNESCO e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Com o crescimento da industrialização, o lixo se tornou um problema ambiental. A reciclagem permite que boa parte dos resíduos gerados voltem à cadeia de valor, minimizando os impactos do descarte.

Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza, o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo. Das 11.355.220 toneladas, apenas 1,28% são destinados à reciclagem. O país só perde para os Estados Unidos, China e Índia. Os aterros sanitários continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos, ocasionando graves prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.

O resultado alarmante envolve outra questão de difícil solução: quando dispostos em aterros sanitários, os resíduos sólidos emitem gases de efeito estufa (GEE), principalmente o metano. Alguns materiais levam anos ou décadas para se decompor, como os descartáveis (fraldas e copos plásticos, por exemplo).

A reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

No Dia Internacional da Reciclagem e ao longo de todo o ano, o consumidor precisa se engajar e fazer sua parte, que é destinar seus resíduos corretamente.

Em Santa Maria Madalena possuímos o programa de Coleta Seletiva, que vai de porta a porta coletando os resíduos da população, com horário e dia previamente comunicado.

Se tiver alguma dúvida em relação ao assunto, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no seguinte endereço eletrônico:
e-mail: meioambientemadalena@yahoo.com.br ou Telefone: (22) 2561-3300.

Fonte: www.ecycle.com.br/dia-internacional-da-reciclagem-17-de-maio/, www.florence.edu.br/2021/05/17/17-de-maio-celebra-o-dia-internacional-da-reciclagem/.