Dia Internacional da Biodiversidade

Publicado em segunda, às 14h de 23 de maio de 2022 por Sec. Meio Ambiente.

Ontem, 22 de maio, foi celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data comemorativa visa gerar conscientização na população a respeito da biodiversidade e de sua preservação.

A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à diversidade de formas de vida, animal e vegetal, que são encontradas em diferentes ambientes, terrestre, marítimo, ecossistemas e complexos ecológicos. O Brasil é o país com a maior biodiversidade de flora e fauna do mundo, considerando o imenso território e a diversidade climática. Nosso país abriga entre 15 e 20% das 1,5 milhão de espécies animais e vegetais conhecidas em todo o mundo.

O Bioma Mata Atlântica, o qual estamos inseridos, é considerado um dos hotspots “áreas quentes” do planeta. Isso significa que esse bioma apresenta elevada biodiversidade e muitas espécies exclusivas do local (espécies endêmicas), mas sofre fortes ameaças. Portanto é uma formação com habitats prioritários para a conservação.

Dentre os 5.568 Municípios do Brasil, Santa Maria Madalena está na posição 69º com registros de diferentes espécies de aves, totalizando 392 espécies registradas. Além de contar com espécies florais endêmicas, é um município com diversidades biológicas.

Este dia é ideal para a reflexão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem com o propósito de estimular esforços para que, até 2030, todas as ações sejam aplicadas universalmente, e assim contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.

Fontes:
www.matanativa.com.br/29-de-dezembro-dia-mundial-da-biodiversidade
www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/05/22-maio-dia-internacional-biodiversidade

Assessoria de Imprensa/Comunicação - ASCOM PMSMM
Por Vanessa Gonçalves

Desenvolvido por FB Design