Campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até 15 de dezembro

Publicado em segunda, às 20h de 30 de novembro de 2020 por Sec. Agricultura.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado do Rio de Janeiro foi prorrogada até o dia 15 de dezembro. Os pecuaristas terão até esta data para adquirir as doses de vacina nas lojas autorizadas e fazer a imunização dos seus rebanhos.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento iniciou a vacinação no dia 1⁰ de novembro, que se encerraria nesta segunda-feira, dia 30. Mas, atendendo à solicitação recebida da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, FAERJ, a Superintendência de Defesa Agropecuária conseguiu a autorização para ampliar o prazo.

A vacinação é obrigatória! O produtor que não vacinar e declarar a vacinação do seu rebanho pode ser multado e ter a propriedade interditada. Nesta etapa, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade.

Mesmo que não possua animais nesta faixa etária, o produtor deverá declarar o seu rebanho junto à Defesa Agropecuária. Após a vacinação, o criador terá até 5 dias para enviar ou entregar a declaração de vacinação aos Núcleos de Defesa Agropecuária.

Os produtores deverão se atentar aos seguintes passos:

  • Adquirir as vacinas em lojas autorizadas;
  • Transportar em caixa de isopor com gelo;
  • Aplicar 2 ml na tábua do pescoço;
  • Preencher toda declaração de vacinação;
  • Enviar a declaração e nota fiscal via WhatsApp, e-mail ou acessar o site da Secretaria de Agricultura.

Declaração de vacinação

As declarações de vacinação deverão ser realizadas, preferencialmente, de forma online, por meio do Sistema SIAPEC para produtores já cadastrados ou por intermédio do formulário digital disponível no site da secretaria, anexando o arquivo PDF da nota fiscal da compra da vacina.

A partir dessa fase, o novo sistema virtual desenvolvido pelo Centro de Tecnologia e Informação e Comunicação do Estado do Rio (Proderj) para o controle da vacinação do rebanho fluminense será usado. Antes esse processo era feito manualmente e entregue presencialmente às autoridades sanitárias. Para saber mais veja no site: https://bit.ly/37OSC57

Também será possível comprovar a vacinação por e-mail e WhatsApp. Basta digitalizar ou tirar uma foto do formulário de declaração preenchido e da nota fiscal e enviar para o email do Núcleo de Defesa Agropecuária de Santa Maria Madalena, ndamadalena.agriculturarj@gmail.com, ou para o WhatsApp (021) 98605-1198.

Assessoria de Comunicação (ASCOM /PMSMM).

Desenvolvido por FB Design