Equipe de Saúde de Santa Maria Madalena participa de Workshop de atualização do cenário do novo coronavírus COVID-19

Publicado em sábado, às 17h de 07 de março de 2020 por Sec. Saúde.

Profissionais da Vigilância Epidemiológica, Clínica Laboratorial e do Hospital Basileu Estrela, de Santa Maria Madalena, participaram, na sexta-feira (6), do workshop de atualização do cenário do novo coronavírus (COVID-19) e apresentação do fluxo assistencial e laboratorial na sede da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

O Diretor de Vigilância em Saúde Estadual, Pedro Buscoreli, explicou sobre o quadro clínico epidemiológico por infecção do COVID-19, com abordagem sindrômica em crianças, gestantes, adultos e idosos; e alertou sobre os mitos x realidades; o uso correto de máscaras; tipos de abordagens.

Por fim, comentou que o álcool 70% também pode ser utilizado, não somente o asséptico; máscaras somente em pacientes confirmados.

Todos os cuidados devem ser observados e considerados, a fim de evitar a contaminação e propagação do vírus. Entre as medidas preventivas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Assessoria de Comunicação. Por Vanessa Gonçalves.

Desenvolvido por FB Design