Prefeitura divulga vídeo informativo sobre a Operação Fumaça Zero do INEA

Publicado em terça, às 19h de 19 de outubro de 2021 por Sec. Meio Ambiente.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente, INEA, realiza a divulgação do vídeo criado pela Coordenação de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (COPRUA) da Fundação CEPERJ para o projeto "Desenvolvimento, Análise e Monitoramento por imagens de satélite das áreas queimadas do Estado do Rio de Janeiro" que auxilia o Programa Operação Fumaça Zero, coordenado pelo INEA. O vídeo objetiva alertar e sensibilizar a população sobre o período de estiagem e sua relação com o alto número de ocorrência de queimadas na região.

Os incêndios florestais agridem o meio ambiente e agravam os quadros de doenças respiratórias. No ano de 2020, em meio a pandemia, o INEA lançou a Operação Fumaça Zero na Região Serrana no Rio de Janeiro, com o intuito de coordenar os esforços das mais diversas agendas que trabalham na prevenção e combate a esse crime, tais como: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, dentre outras.

Queimada é crime! Toda pessoa física ou jurídica que, de qualquer forma praticar, permitir ou facilitar, através do fogo, ação lesiva ao meio ambiente, ficará sujeito às penalidades e multa. Em caso de denúncia, pode-se acionar os devidos departamentos:

Defesa Civil, (22) 2561-3314 - Emergência 199
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, (22) 2561-3300

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM.