Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria Madalena

Publicado em domingo, às 21h de 26 de abril de 2020 por Sec. Saúde.

Na manhã deste domingo, 26 de abril de 2020, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Santa Maria Madalena, por intermédio do Prefeito, Beto Verbicário, e do Secretário, Luis Gustavo, divulgaram um vídeo dando ciência à população sobre uma paciente de 63 anos de idade, internada no Hospital Municipal desta cidade, que havia testado positivo para o COVID-19.

Importante enfatizar que na referida comunicação, por questão de ética profissional e sigilo pessoal, como também, em respeito à família, em momento algum foi citado o nome da paciente.

Também é de se esclarecer que, antes de haver a veiculação dessa comunicação à população, a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Aline Gonçalves Maia, teve o cuidado de, por ligação telefônica, fazer contato com a filha da paciente, quando pediu que ela e os seus dois irmãos viessem ao hospital, cuja solicitação foi atendida de pronto, tanto assim, que ainda na parte da manhã essa filha e um dos seus irmãos, estavam no hospital tomando ciência do resultado do citado exame.

Participaram dessa conversa a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Aline, a Diretora Médica do Hospital, Dra. Lívia Neves, a filha e o filho da paciente, quando foi reforçada a orientação para que a família permanecesse em isolamento social, cuja orientação inicial já havia sido passada à família desde quando da internação da paciente, no dia 20 do corrente mês.

É de se esclarecer ainda, que desde o dia 20, em vista da suspeita de que a paciente poderia testar positivo para COVID-19, os seus três filhos ficaram certificados da necessidade desse isolamento, sendo que, um desses filhos, tomou ciência no ato da internação da paciente, e os outros dois, no dia seguinte à referida internação, o que aconteceu por meio de contato telefônico, feito pela Vigilância em Saúde deste Município.

É necessário informar também, que na conversa com os filhos da paciente, nesta data, foi indagado pela Coordenadora em Vigilância em Saúde e pela Diretora Médica do Hospital, se a família estava carecendo de algum tipo de apoio social, tendo como resposta de que não havia tal necessidade, como também, foi informado pela Aline Maia, Coordenadora de Vigilância em Saúde, que nesta segunda-feira, 27 de abril, as equipes da Vigilância em Saúde e da Estratégia de Saúde da Família, ESF, de Triunfo, estarão presentes na comunidade de Santo Antônio do Imbé, sede do 3º Distrito, promovendo ações de prevenção e orientação junto à comunidade.

Por derradeiro, é de se esclarecer que a presente comunicação tem por objetivo reparar informações que, totalmente equivocadas, estão sendo veiculadas em desacordo com a verdade dos fatos aqui narrados, inclusive, quebrando o sigilo sobre a identificação da paciente, haja vista que, ao identificar publicamente quem seja o seu filho ou filhos, mesmo que de forma involuntária constata-se grave infração ao sigilo pessoal e, por conseguinte, falta de respeito à privacidade da paciente e seus familiares.

Santa Maria Madalena, 26 de abril de 2020.

Luis Gustavo Manhães Silva
Secretário Municipal de Saúde

Assessoria de Comunicação (ASCOM /PMSMM). Por Vanessa Gonçalves.