Pré-Natal no SUS

Publicado em sexta, às 08h de 21 de julho de 2023 por Sec. Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria Madalena informa que possui na Atenção Básica da rede municipal, atendimentos de Pré-Natal em todas as Estratégia Saúde da Família (ESF). Para ter acesso a esse benefício, você só precisa se direcionar a unidade mais próxima a sua casa, acompanhada de seus documentos pessoais ou do cartão SUS. Ao chegar na unidade, os profissionais irão compartilhar todas as informações que você necessita para iniciar o pré-natal.

O pré-natal segue um protocolo para o monitoramento da saúde da gestante e do feto. Inclui anamnese, exame físico e análise de exames laboratoriais e de imagem. No entanto, é muito importante que as gestantes aproveitem o momento da consulta para colocar suas dúvidas, preocupações e experiências a fim de ampliar o diálogo com os profissionais de saúde.

Para que haja, de fato, um atendimento que promova qualidade de vida à gestante, ao bebê e à família, algumas iniciativas são essenciais. A primeira está relacionada ao formato do atendimento que, para se prestar aos objetivos reais do pré-natal, precisa ser multiprofissional. Isso significa contar com a ação de médicos obstetras e ginecologistas, médicos de família, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas.

A realização do pré-natal bem estruturada representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

Resultados:
Entre Janeiro e Maio do corrente ano, foram realizados 185 atendimentos médicos em 42 gestantes no município.

Sabia que existe pré-natal odontológico?
Entre Janeiro e Maio do corrente ano, foram realizados 41 atendimentos odontológicos em gestantes no município.