Santa Maria Madalena tem programação dedicada ao Outubro Rosa

Publicado em terça, às 11h de 27 de outubro de 2020 por Sec. Saúde.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, através da Secretaria Municipal de Saúde, chama a atenção da população para o mês de incentivo a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa. O movimento internacional, criado na década de 1990, nos Estados Unidos, visa conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento da doença.

Para dar visibilidade a campanha internacional Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde irá promover nesta quarta-feira, 28 de outubro, das 9h às 15 horas, na Unidade de Saúde Central Dr. Manoel Verbicário, uma série de ações: café da manhã; alongamento; teste rápido de hepatite; coleta de preventivo; avaliação antropométrica; aferição de pressão e glicemia; palestra sobre câncer de mama; distribuição de preservativos.

Em decorrência da pandemia, todas as orientações de prevenção deverão ser seguidas, como o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento entre os pacientes e uso de álcool em gel 70% (disponibilizado no local). Além disso haverá controle de filas e medição de temperatura corporal.

O que é Câncer de mama?

Segundo a Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com patamares diferenciados entre as regiões. Para a prevenção desta doença, além da adoção de hábitos saudáveis, como controle do peso, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e evitar bebidas alcoólicas; é indicado que toda mulher dos 50 aos 69 anos faça o exame de mamografia a cada dois anos, mesmo sem ter nenhum sintoma.

O câncer de mama é uma doença que resulta da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Mas, na maioria das vezes, existem boas respostas ao tratamento e um em cada três casos pode ser curado se descoberto ainda no início.

Quais são os principais sinais da doença?

Ferida na mama, nódulos aparentes, alterações, secreções escuras, inchaço, pele enrugada e vermelhidão são alguns dos sinais. Vale dizer, que alterações suspeitas também podem ser avaliadas pelo exame clínico, que é a observação e palpação das mamas por um médico ou enfermeiro.

A importância do diagnóstico precoce

Quando detectado em fases iniciais, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. Por isso, além do autoexame regular, é importante que toda mulher realize consultas periódicas com o médico ou enfermeiro para checar se sua saúde e a saúde das mamas estão em dia.

Se perceber algum sintoma ou alguma característica diferente nas mamas, procure o atendimento na Unidade de Estratégia da Saúde (ESF) mais próxima da sua casa.

Assessoria de Comunicação (ASCOM /PMSMM).