Resultado da implantação da Coleta Seletiva na cidade de Santa Maria Madalena

Publicado em quarta, às 17h de 09 de março de 2022 por Sec. Meio Ambiente.

A coleta seletiva é um dos meios mais relevantes de destinação de resíduos sólidos. A implantação deste recurso traz inúmeros benefícios para a sociedade e meio ambiente, uma vez que prolonga a vida útil dos aterros sanitários, reutiliza/recicla os materiais, que voltam à cadeia produtiva e assim geram emprego e renda a todos que atuam no processo e ainda traz benefícios na etapa de produção dos materiais pela diminuição do consumo de recursos naturais nos quais são utilizados na produção de novos produtos, economia de energia e de água, etc.

É sempre importante atentar para um desenvolvimento sustentável, no qual alia o crescimento econômico à proteção ao meio ambiente, visando oferecer às gerações futuras uma qualidade de vida. Dessa forma, cuidar do meio ambiente é um dever de todos.

Existem inúmeras formas de fazer a nossa parte. A política dos 5 R’s nos ensina por meio de 5 palavras que se iniciam com a letra “R”, são elas: RECICLAR, REUTILIZAR, REDUZIR, RECUSAR, e por último, mas não menos importante, REPENSAR.

Devemos repensar a forma como consumimos hoje os materiais para que possa ser minimizado futuramente o impacto negativo deste tipo de conduta. Além disso, reutilizar materiais reduz o consumo desenfreado e pouco consciente. Uma vez consumido e descartado, a destinação dos resíduos deve ser feita de forma consciente e voltada para a minimização dos impactos gerados por estes no ambiente. Aí entra a coleta seletiva.

Com os materiais previamente separados e nos sacos fornecidos pela empresa responsável, todo resíduo coletado pelo caminhão é levado a Usina de Tratamento de Lixo (UTL) localizado na MM27 Terras Frias, lá o resíduo é separado por uma equipe de colaboradores. Depois de separados, são prensados virando grandes fardos de materiais que posteriormente são encaminhados por uma empresa que comercializa todo material reciclado, realizando sua reintrodução na cadeia produtiva.

A cidade de Santa Maria Madalena colhe inúmeros benefícios por meio da coleta seletiva. Claro que sem a participação da população madalenense isso não seria possível. Ao longo do período de 2019 a 2022, já foram recolhidas cerca de 86 toneladas de papelão e papel que seriam destinados ao aterro sanitário. Além disso, há quase 35 toneladas de plástico nos quais incluem garrafas PET, polietileno, etc. Latinhas de alumínio somam mais de 1 tonelada, embalagens longa vida como exemplo caixinhas de leite, foram levadas a reciclagem cerca de 5 toneladas. Todas essas informações podem ser visualizadas nos gráficos a seguir:

Como pode ser visto, existe um ranking de resíduos mais coletados para os menos coletados. Papelão somam 48%, Plástico (19%), Misto (16%), Vidro (9%), Metal (4%), Embalagens Longa vida (3%) e Alumínio (1%).

Na última coleta de material realizada no dia 24 de fevereiro de 2022, foram recolhidas aproximadamente 9 toneladas de material para reciclagem. Os números são expressivos e estamos caminhando para aumentá-los ainda mais. Ações de educação ambiental estão sendo planejadas para que possamos todos juntos chegar mais longe. Nossa cidade merece. O meio ambiente agradece. Façamos a nossa parte.

O horário se inicia sempre às 08h da manhã. Os dias da semana bem como os bairros estão discriminados abaixo:

Segunda-feira:
  • Largo do Machado
  • Loteamento Arlindo Feijó
  • Arranchadouro
  • Aristotelina (Casas Populares)
    Terça-feira:
  • Parque Itaporanga
  • Manoel de Moraes
    Quarta-feira:
  • Centro
  • Cláudio Feijó Sampaio (Cidade Alta)
  • Salvino
  • Jardim Nova Madalena
    Quinta-feira:
  • DISTRITOS
    Sexta-feira:
  • Centro
  • Parque Itaporanga (comércio)
  • Terras Frias

Obs: Comércio todos os dias no período da manhã.

Dúvidas quanto à coleta seletiva e outros assuntos pertinentes ao meio ambiente podem ser respondidos entrando em contato pelo telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria Madalena (22) 2561 3300 ou por e-mail meioambientemadalena@yahoo.com.br.

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria Madalena