Publicado em terça, às 10h de 02 de junho de 2020 por Sec. Saúde.

NÃO PROCEDE A INFORMAÇÃO DE QUE HÁ 12 PESSOAS INFECTADAS PELO COVID-19, NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA MADALENA.

Apesar da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) ter registrado, nesta segunda-feira, 01 de junho de 2020, mais cinco casos positivos de COVID-19 em Santa Maria Madalena, o que, consequentemente, resultaria no somatório de 12 casos confirmados no município, sendo que na verdade esse número não corresponde à realidade.

É de se esclarecer que nesta data, no sistema do e-SUS Vigilância Epidemiológica (e-SUS VE), canal oficial para suporte de registro de notificação de casos suspeitos ou confirmados do novo Coronavírus, COVID-19, não consta nenhum registro desses supostos novos casos.

Informamos ainda que, todos os testes realizados, nos últimos dias, pela Secretaria Municipal de Saúde, tiveram resultado negativo, o que, mantém em 07 (sete) o número de casos de pacientes testados positivo em Santa Maria Madalena.

Esclarecemos ainda, que as notificações no e-SUS VE são de exclusiva responsabilidade de cada Município, podendo, assim, haver equívocos na inserção de dados no sistema, em especial em razão de dados no Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou no endereço de residência da pessoa, o que pode acabar acarretando em cômputo equivocado de casos confirmados em nosso Município.

É de se destacar também, que para verificar possíveis divergências, a Vigilância Epidemiológica do Município realiza constantes buscas no sistema para verificar a autenticidade dos casos notificados no "Painel Viral do Município".

Por derradeiro, informamos que o Município de Santa Maria Madalena já solicitou à Secretaria de Estado de Saúde do Rio Janeiro, que seja feita a necessária retificação do lançamento desses casos no quadro de pacientes testados positivos, considerando não retratar a realidade de Santa Maria Madalena, em face do COVID-19, nesta data.

Santa Maria Madalena, 01 de junho de 2020.
Secretaria Municipal de Saúde.

Assessoria de Comunicação( Ascom / PMSMM).