Meio Ambiente: Informativo sobre a Coleta Seletiva no Município

Publicado em sábado, às 11h de 17 de dezembro de 2022 por Sec. Meio Ambiente.

A cidade de Santa Maria Madalena colhe inúmeros benefícios por meio da coleta seletiva implementada no município. Claro que sem a participação da população madalenense isso não seria possível. Ao longo do período de 2019 à 2022, já foram recolhidas cerca de 118 toneladas de papelão e papel que seriam destinados ao aterro sanitário. Além disso, mais de 51 toneladas de plástico nos quais incluem garrafas PET, polietileno, etc. Latinhas de alumínio somam mais de 1,2 tonelada, embalagens longa vida como exemplo caixinhas de leite foram levadas a reciclagem cerca de 7 toneladas. Todas essas informações podem ser visualizadas no gráfico 1:

Gráfico 1: Quantitativo de resíduos reciclados.

No ano de 2022, o gráfico 2 mostra os resultados da seguinte forma:

Gráfico 2: Quantitativo anual no ano de 2022.

No mês de novembro (2022), o projeto coletou 8,2 toneladas no total. A pesagem dos fardos de papelão chegou a 2,4 toneladas; 2,1 toneladas de plástico; 0,3 de embalagens longa vida; 0,9 toneladas de vidro e 2,4 toneladas de misto. Veja no gráfico 3:

Gráfico 3: Quantitativo de novembro de 2022.

Todos os bairros do primeiro distrito são participantes do projeto de Coleta Seletiva. Entretanto, no gráfico 4 ainda podemos perceber residências que não realizam a separação do material. Vale ressaltar que quanto mais residências adeptas ao projeto maior quantidade de materiais coletados, e por consequência, maiores são os benefícios - comentados ao longo do texto - para o município.

Gráfico 4: Quantidade de residências por bairros.

A coleta seletiva é um dos meios mais relevantes de destinação de resíduos sólidos. Uma eficiente implantação da coleta seletiva traz inúmeros benefícios para a sociedade e meio ambiente pois prolonga a vida útil dos aterros sanitários, reutiliza/recicla os materiais, os materiais voltam à cadeia produtiva e assim geram emprego e renda a todos que atuam no processo e ainda traz benefícios na etapa de produção dos materiais pela diminuição do consumo de recursos naturais nos quais são utilizados na produção de novos produtos, economia de energia e de água etc.

Além disso, aumentamos mais nossa arrecadação no ICMS ecológico, que traz recursos importantíssimos para a saúde, transporte, agricultura, construção de novas estradas e recuperação das estradas existentes etc. Todos participando juntos do Projeto de Coleta Seletiva vai tornar nosso município muito mais bonito e limpo. Precisamos de sua ajuda para tornar nosso município um exemplo a ser seguido! Uma cidade limpa e preocupada com o meio ambiente!

COMO PARTICIPAR?

Todo os materiais recicláveis devem ser embalados em saco plástico transparente fornecido pela empresa (Caso você não o tenha entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e deixado próximo a sua residência para que possa ser coletado em dia e local especificado no gráfico 5.

Gráfico 5: Dias da semana e bairros do projeto de coleta seletiva.

Ficou com dúvida? Entre em contato conosco!
Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria Madalena
Telefone: (22) 25613300