Nova Estação de Tratamento de Água de Santa Maria Madalena: Abastecimento de Qualidade

Publicado em segunda, às 16h de 23 de outubro de 2023 por Governo.

No dia 20 de outubro foi realizada operação de transporte e implantação dos módulos da nova ETA (Estação de Tratamento de Água) ao lado do atual sistema de tratamento de Água que serve o Município, localizado no Bairro Nossa Senhora de Fátima. A operação contou com a participação da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Defesa Civil, Trânsito e Comunicações, os representantes da CEDAE e membros do Grupo Gestor do Projeto: Sr. André de Oliveira Gonçalves, Gerente Regional; José Alexandre Silva dos Santos, Gerente de Obras; Cristiano dos Santos Amaral, Departamento de Obras; José Valter de Lima, Departamento Regional Operacional e Controle de Qualidade; Márcio Maciel da Fonseca, Coordenador Regional.

O atual Sistema de Tratamento de Água de Santa Maria Madalena vem sendo realizado por Unidade de Tratamento Simplificada (somente cloração). Ela desempenha um papel fundamental na purificação e distribuição de água de qualidade para os residentes locais, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com o objetivo de ofertar maior quantidade e qualidade de água fornecida aos moradores dos Bairros do Centro, Salvino, Cidade Alta, Parque Itaporanga, Jardim Nova Madalena, do Machado e Loteamento Aristotelina (Casinhas Populares), a CEDAE, em parceria com o Município, está implantando nova estação de tratamento de água ao lado do atual sistema de tratamento de água de Santa Maria Madalena. A nova estação realiza tratamento completo, incluindo floculação (aglomeração de partículas suspensas), decantação (separação de impurezas por deposição) e desinfecção (para garantir a segurança microbiológica), para assegurar que a água fornecida seja segura e de alta qualidade.

Com vazão constante de 30 litros por segundo (30 l/s), a nova estação garantirá abastecimento contínuo de água tratada, atendendo assim, às necessidades da comunidade. Todas as etapas do tratamento serão cuidadosamente monitoradas e controladas para garantir a conformidade com os rigorosos padrões de qualidade da água para consumo humano estabelecidos na legislação, incluindo a Portaria 888/21 do Ministério da Saúde.

Esse investimento contínuo na infraestrutura de tratamento de água vai culminar em maior oferta de água tratada, garantindo que a população tenha acesso a um recurso vital de maneira confiável e ininterrupta. Além disso, a qualidade da água continuará a melhorar, proporcionando à comunidade oferta de água em qualidade para o consumo, contribuindo para um futuro mais seguro e saudável.