Nota de Esclarecimento: SAMU-192

Publicado em terça, às 11h de 20 de fevereiro de 2024 por Sec. Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria Madalena, no intuito de dar transparência às ações e projetos em andamento, informa à população que em 01/03/2022 foi realizada cerimônia de entrega das novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, evento que aconteceu no Quartel de Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo.

Naquele período foi elaborado Projeto Arquitetônico e Financeiro para fins de viabilizar a efetiva implementação do SAMU no âmbito do nosso Município.

Já em 22/11/2022, efetuamos a adesão formal ao projeto SAMU, conforme orientações contidas na Deliberação CIB-RJ nº 6.562 de 07/10/2021, norma esta que trata da regulamentação do apoio financeiro e repasse do Fundo Estadual de Saúde aos respectivos Fundos Municipais, com a finalidade de construção e/ou reforma de instalações físicas e/ou aquisição de equipamentos e/ou mobiliários para Bases Descentralizadas do componente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192).

Não obstante a entrega da ambulância e encaminhamento de projeto, até o momento presente, o Estado do Rio de Janeiro não efetuou a liberação de quaisquer recursos para atender às necessidades de construção da base e estruturação, para que possamos iniciar os serviços de tão grande importância para nossa população.

O Município tem mantido contato com a Secretaria Estadual de Saúde e mantém a confiança de que, em curto prazo, obteremos êxito na liberação dos recursos necessários para a efetiva implementação do projeto SAMU. A disponibilização desse valioso serviço certamente proporcionará socorro oportuno aos usuários, contribuindo para a redução da morbimortalidade e a melhoria da qualidade de vida das vítimas em situação de urgência e emergência.