Explorando a Biodiversidade na Trilha da Cássia: Uma jornada divertida de sensibilização ambiental no PED, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente

Publicado em sexta, às 18h de 08 de março de 2024 por Sec. Meio Ambiente.

No dia 05 de março, foi realizada uma atividade de sensibilização para os alunos do 1º e 2º ano do CEMAD. Eles participaram de um passeio pela Trilha da Cássia, localizado no Centro de Visitantes do Parque Estadual do Desengano (PED), vivenciando uma experiência na mata e explorando o conceito de biodiversidade, seus valores e recursos de forma lúdica e divertida.

Durante o evento, a Bióloga Maria Carlota Enrici, Coordenadora de Pesquisa Científica e de Educação Ambiental do PED, acompanhou os alunos pela trilha, promovendo uma brincadeira de "Caça ao Tesouro". Ao longo do percurso, ela apresentou os elementos que compõem a parte viva do planeta, discutiu a interação entre eles, os recursos que nos fornecem e conversou sobre as ameaças à biodiversidade e as ações que podemos realizar para preservá-la. Os alunos também receberam um mapa e foram desafiados a buscar os elementos na trilha, finalizando no encontro do "tesouro", que se tratava de um muriqui, símbolo do PED.

Como integrantes da comissão do ProMEA, Juliana Portugal e Shena Dias, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estiveram presentes oferecendo apoio na atividade, unindo forças e trabalhando de forma integrada.