Vacinação contra HPV passa a ser em dose única

Publicado em sexta, às 17h de 05 de abril de 2024 por Sec. Saúde.

O Ministério da Saúde atualizou as recomendações para a vacinação contra a infecção pelo papilomavírus (HPV) no Brasil. A partir de agora, a vacina será administrada em dose única para pessoas de 9 a 19 anos de idade. A Secretaria de Saúde de Santa Maria Madalena informa que a nova regra já está em vigor no município e será aplicada nas Unidades de Saúde nos dias designados para vacinação.

Com a mudança, adolescentes (09 a 14 anos, 11 meses e 29 dias) que iniciaram o esquema vacinal contra o HPV com a Dose 1 não precisarão realizar a Dose 2. O esquema será considerado completo com apenas uma aplicação do imunizante. As recomendações para pessoas imunossuprimidas e vítimas de violência sexual seguem sem alterações, com 03 doses.

As alterações também preveem que adolescentes até 19 anos que não foram vacinados contra HPV poderão receber a dose única e ficar com a proteção em dia. Outro ponto importante é a inclusão das pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR) como grupo prioritário da vacina HPV.

O imunizante protege contra os tipos virais de HPV 6, 11, 16 e 18. A imunização contra o HPV é essencial para a prevenção dos cânceres relacionados a esse vírus e outras doenças associadas.

Assessoria de Imprensa/Comunicação - ASCOM PMSMM
Por Vanessa Gonçalves

Desenvolvido por FB Design