“Junho Violeta” - mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa

Publicado em quinta, às 17h de 24 de junho de 2021 por Sec. Assistência Social.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, por meio da Secretaria Municipal da Assistência, Promoção Social e Direitos Humanos, abraça e reforça a Campanha “Junho Violeta", que trata-se do mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. Desde então, os trabalhos de conscientização são intensificados a cada ano.

Infelizmente desde que iniciou a pandemia, houve um aumento expressivo do número de denúncias. Dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) revelam que, só no primeiro semestre deste ano, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no país, e mais da metade das denúncias de violência contra idosos apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima; grande parte dos suspeitos de cometer a violência são filhos ou netos. Por isso, valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio são pontos essenciais para promover o exercício coletivo do cuidado e da segurança nas relações cotidianas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa são ações ou omissões cometidas uma ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social.

Não permita que nossos idosos sejam humilhados, chantageados emocionalmente. Temos que relembrar a importância do cuidar, ouvir e respeitar todos idosos e idosas.

Não se cale, denuncie! Disque 100.

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM.