Lei Maria da Penha completa 15 anos de luta em defesa das mulheres

Publicado em sexta, às 22h de 06 de agosto de 2021 por Sec. Assistência Social.

Neste sábado, 07 de agosto, a Lei Maria da Penha (11.340/06) completa 15 anos, desde a sua sanção, quando criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica, nos termos do § 8º do Art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher e da Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil.

A lei Maria da Penha tornou-se um importante instrumento de proteção às mulheres e ganhou este nome devido à luta da farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, para ver seu agressor condenado. Antes desta lei entrar em vigor, a violência doméstica e familiar contra a mulher era tratada como crime de menor potencial ofensivo e enquadrada na Lei nº 9.099/1995 (Lei dos Juizados Especiais).

É importante destacar que a lei Maria da Penha não contempla apenas os casos de agressão física, também estão previstas as situações de violência psicológica como afastamento dos amigos e familiares, ofensas, destruição de objetos e documentos, difamação e calúnia.

Apesar do maior rigor para crimes de violência doméstica contra a mulher, trazidos pela lei, o Brasil é o 5º país em mortes violentas de mulheres no mundo. Outro agravante tem sido o isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus. Por isso, as campanhas de enfrentamento a violência contra as mulheres são extremamente importantes nessa luta.

Quem é Maria da Penha?

A história da farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes deu nome à Lei nº 11.340/06 por ela ter sido vítima de violência doméstica durante 23 anos. Em 1983, o então marido tentou assassiná-la por duas vezes. Na primeira vez, com um tiro de arma de fogo, deixando-a paraplégica. Na segunda, ele tentou matá-la por eletrocussão e afogamento.

Após essa tentativa de homicídio, a farmacêutica tomou coragem e o denunciou. O marido de Maria da Penha foi punido somente após 19 anos.

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM.

Desenvolvido por FB Design