Segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Publicado em quinta, às 18h de 11 de novembro de 2021 por Sec. Agricultura.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa já começou e seguirá até o dia 30/11. Os pecuaristas terão até esta data para adquirir as doses de vacina nas lojas autorizadas e fazer a imunização dos seus rebanhos.

A vacinação é obrigatória! O produtor que não vacinar e declarar a vacinação do seu rebanho pode ser multado e ter a propriedade interditada. Nesta etapa, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade.

Mesmo que não possua animais nesta faixa etária, o produtor deverá declarar o seu rebanho junto à Defesa Agropecuária. Após a vacinação, o criador terá até 5 dias para enviar ou entregar a declaração de vacinação aos Núcleos de Defesa Agropecuária.

“Esse trabalho em conjunto com os produtores é essencial e, mesmo com os bons resultados da primeira etapa de vacinação, esperamos que neste segundo período todos os pecuaristas fiquem atentos ao prazo e não deixem de vacinar o seu rebanho. É o momento de responsabilidade e preocupação com a própria saúde e com a dos animais”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz.

Os produtores deverão se atentar aos seguintes passos:

  • Adquirir as vacinas em lojas autorizadas;
  • Transportar em caixa de isopor com gelo;
  • Aplicar 2 ml na tábua do pescoço;
  • Preencher toda declaração de vacinação;
  • Enviar a declaração e nota fiscal via WhatsApp, e-mail ou acessar o site da Secretaria de Agricultura.

Declaração de vacinação

Para comprovar a vacinação, basta digitalizar ou tirar uma foto do formulário de declaração preenchido e da nota fiscal e enviar para o email do Núcleo de Defesa Agropecuária de Santa Maria Madalena, ndamadalena.agriculturarj@gmail.com, ou para o WhatsApp (021) 98605-1198.

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM.

Desenvolvido por FB Design