Sintomas: GRIPE X COVID-19. Entenda as diferenças

Publicado em quinta, às 23h de 30 de dezembro de 2021 por Sec. Saúde.

Com o fim de ano chegando, é comum nos reunirmos com amigos e familiares para festejar e comemorar mais um ano que se passou. Porém, devemos estar atentos e cuidadosos aos sintomas da gripe sazonal X Covid-19.

Embora os sintomas sejam bastante parecidos, há especificidades entre as duas doenças. Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes.

A gripe pode evoluir para casos graves e até mesmo para a morte. Segundo material explicativo do IFF/Fiocruz (Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz), a hospitalização e a possibilidade de óbito estão, em geral, vinculadas aos grupos de alto risco. A influenza pode também abrir espaço para infecções secundárias, como aquelas causadas por bactérias.

Na Covid-19, febre e tosse seca são sintomas comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.

A infecção pelo vírus Sars-CoV-2 também pode avançar para quadros mais graves, como evidencia a marca de mais de 600 mil mortes no Brasil. Pessoas nessas situações mais graves ou críticas podem ter forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios que demandem suporte ventilatório ou internação em unidades de terapia intensiva.

O uso de máscaras, a higienização das mãos e evitar ambientes aglomerados seguem entre as principais medidas para conter a circulação do vírus Influenza. As pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem buscar atendimento nas Unidades de Saúde do município.

A prevenção em ambos os casos é essencial. Cuide de você e da sua família!

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM.

Desenvolvido por FB Design