No último dia 6 de junho, durante o desfile cívico em comemoração aos 163 anos de emancipação político-administrativa de Santa Maria Madalena, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma ação especial de promoção à saúde, realizada pela equipe da Atenção Primária. A atividade ocorreu na Rua Barão de Madalena, no Centro da cidade.
Foi montada uma tenda no local do evento, onde a população teve acesso gratuito a diversos serviços, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, aplicação da vacina contra a influenza, testes rápidos, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e informações educativas sobre o combate à dengue.
O coordenador da Atenção Básica, Elivelton Machado, representante da empresa parceira Prima Qualitá, destacou que ações como essa reforçam os princípios da atenção básica, unindo prevenção, educação e cuidado contínuo.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Gustavo Manhães, ressaltou a importância da parceria público-privada no fortalecimento da saúde pública e no acesso da população a serviços essenciais.
A iniciativa foi bem recebida pelos moradores. O comerciante José Carlos da Silva elogiou a ação, afirmando que a atividade possibilitou cuidar da saúde durante a festa e facilitou o acesso a orientações e serviços importantes, especialmente para quem enfrenta dificuldades para ir até uma unidade de saúde.