Atualização do cronograma de vacinação em Santa Maria Madalena

Atualizado em sexta, às 13h de 27 de maio de 2022 por Sec. Saúde.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulga a atualização do cronograma de vacinação para o mês de maio e informa que houve alteração nas datas da aplicação da vacina Tríplice Viral. Para mais informações, confira o calendário nos cartazes em anexo.

Nesta segunda etapa, a vacinação contra a Influenza será destinada a idosos acima de 60 anos; profissionais de saúde; crianças de 6 meses a 4 anos, 11meses e 29 dias; gestantes; puérperas; povo indígena; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; jovens e adolescentes em medidas socioeducativas.

Para os trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além da vacinação contra a Influenza, haverá também a imunização contra sarampo, caxumba e rubéola, chamada Tríplice Viral.

Será necessário a apresentação do documento de vínculo com o grupo de prioridade vacinado.

Vacinação contra a Covid-19

A segunda dose de reforço (4ª dose) contra a Covid -19 deve ser aplicada em pessoas com 60 anos ou mais, com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (3ª dose). Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições ou lares permanentes também podem se vacinar com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (3ª dose)

Pessoas acima de 18 anos com imunossupressão devem tomar a quarta dose da vacina após quatro meses da terceira dose. Já os adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão devem tomar a terceira dose após 8 semanas da segunda dose.

O calendário também inclui a vacinação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos de idade, a segunda dose para pessoas agendadas, a aplicação da dose de reforço em pessoas com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal com as duas doses há mais de quatro meses, além da repescagem da primeira e segunda dose.

Documentos obrigatórios: Termo de assentimento para vacinação contra Covid-19; atestado, relatório ou laudo médico com descrição das comorbidades; Cartão Nacional de Saúde (CNS); Documento oficial de identificação, válido e com foto, e Comprovante de vacinação (Cartão de Vacina).

A execução do referido cronograma está sujeita a alterações conforme orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) e de acordo com o abastecimento de novas doses da vacina pelo MS nas quantidades necessárias.

Importante destacar que mesmo com o início da vacinação contra o novo coronavírus, ainda são necessários o isolamento social e os cuidados sanitários. Em caso de dúvidas, procure uma unidade de saúde mais próxima.

Download do Termo de Assentimento e Atestado Médico: Clique aqui.