Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio

Publicado em quarta, às 10h de 21 de setembro de 2022 por Sec. Saúde.

Em Santa Maria Madalena, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, disponibiliza vários serviços e cuidados em prol do bem-estar mental da população. Na última segunda-feira (19/09), foi realizada na Praça Frothé foi realizado movimento dedicado à prevenção do suicídio. O assunto ainda é envolto em tabus, por isso, os organizadores acreditam que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

Um dos pontos mais relevantes da Campanha Setembro Amarelo é promover eventos, debates e discussões sobre a importância de cuidar da saúde mental. Em outras palavras, a população precisa entender que a atenção à saúde mental é tão importante quanto à física. Além disso, promover a interação social ajuda a superar momentos em sofrimento.

Como mente e corpo estão associados, ao incentivar essas pessoas a procurarem ajuda, os riscos do desenvolvimento de diferentes doenças que surgem por influência de algum viés emocional são reduzidos. Por tal razão, a Secretaria de Saúde tem buscado promover ações para frear os impactos das doenças mentais sobre a vida pessoal, social e profissional.

Participaram do evento: Secretaria de Saúde; Secretaria de Assistência, Promoção Social e Direitos Humanos; Colégio Estadual Barão de Santa Maria Madalena, Escola Hélio de Souza Martins (Manoel de Moraes); Ciep Brizolão 273 Municipalizado Graciano Cariello Filho; Creche Luiz Antônio Rocha Carvalho; Centro Educacional de Madalena Professora Audimar Feijó Merino; Asilo Caixa de Esmolas São João da Escócia; CAPS; CRAS; ESF Arranchadouro, Sociedade Pestalozzi De Santa Maria Madalena, Psicólogas da rede privada e o Estudante de Educação Física Joel Soares dos Santos.

Saiba onde buscar apoio:

• Serviço de Saúde: CAPS, CRAS, Unidade Básica de Saúde.
  • Emergência: Hospital Basileu Estrela.
  • Centro de Valorização a Vida-CVV: Telefone 188