Secretaria de Saúde tem destaque na realização de exames laboratoriais referentes às especialidades de Anatomia Patológica

Publicado em segunda, às 16h de 06 de março de 2023 por Sec. Saúde.

A Prefeitura Municipal de Santa Maria Madalena, através da Secretaria de Saúde, vem ampliando e ofertando o número de exames de anatomia patológica, sendo no ano de 2021 realizadas 880 amostras, e no ano de 2022 houve um crescimento, sendo efetuadas 1.258 amostras.

A Anatomia Patológica é um dos ramos da Patologia, que estuda as alterações orgânicas (morfológicas), causadas pelas doenças (lesões) e, consequentemente, permitindo importante auxílio ao diagnóstico do paciente.

O diagnóstico anatomopatológico consiste na avaliação de alterações macroscópicas e microscópicas de tecidos e células, visando prevenir doenças, confirmar diagnóstico clínico, auxiliar no tratamento e identificar doenças, como o câncer, por exemplo. Frequentemente, torna-se necessária a complementação destas observações com exames de histoquímicas especiais e/ou imuno-histoquímica, essenciais para a realização de um diagnóstico diferencial e complementar.

A Secretaria de Saúde vem ofertando essas amostras, através de Biópsia, junto a um Laboratório contratualizado, responsável pela elaboração dos seguintes procedimentos:

• Citologia aspirativa por agulha fina (PAAF);
  • Citologia ginecológica/preventivo, método convencional: Esfregaços cérvico-vaginais;
  • Citologia não ginecológica, método convencional: Líquidos orgânicos, urina, escarro, lavados cavitários, etc;
  • Consultoria ou Revisão de caso;
  • Exame de Imunohistoquímica;
  • Exame Transoperatório, Congelação;
  • Histologia, Biópsia;
  • Histologia, Peça Cirúrgica;
  • Histoquímicas especiais;
  • Imunofluorescência, por anticorpo: biópsia de pele;
  • Imuno-histoquímica, por anticorpo;
  • Necrópsia.