Santa Maria Madalena inicia aplicação da vacina bivalente em pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades

Publicado em segunda, às 19h de 10 de abril de 2023 por Sec. Saúde.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliará a aplicação da vacina bivalente para pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades, a partir desta segunda-feira (10). Para esse grupo é necessária apenas autodeclaração da comorbidade.

Continuam fazendo parte do público-alvo os seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais; pessoas acima de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência; imunocomprometidos acima de 12 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, a partir de 12 anos; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; indígenas; ribeirinhos e quilombolas - a partir de 12 anos de idade.

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para a vacinação, é necessário ter concluído ao menos o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes há pelo menos 4 meses. Confira, nos cartazes em anexo, o calendário para aplicação da vacina bivalente.

As comorbidades incluídas no grupo prioritário pelo Ministério da Saúde são: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente, Hipertensão Arterial estágio 3, Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência Cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensiva, Síndromes Coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas, Arritmias Cardíacas, Cardiopatias Congênita no Adulto, Próteses valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados, Doenças Neurológicas Crônicas e Distrofias Musculares, Doença Renal Crônica, Hemoglobinopatias e Disfunções Esplênicas Graves, Obesidade Mórbida, Doença hepática crônica, Síndrome de Down e outras Síndromes Genéticas.

Observação: Acamados acima de 60 anos
Agendar com o Agente Comunitário de Saúde da área de referência.
Deverá ter recebido 2 doses do esquema anterior há mais de 4 meses.

*Todas as vacinas serão realizadas de acordo com a logística de entrega pelo Ministério da Saúde e enquanto durarem os estoques.