Todos contra o Sarampo

Publicado em sexta, às 09h de 31 de janeiro de 2020 por Sec. Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria Madalena convoca toda a população para participar da campanha: “Todos Contra o Sarampo”, que terá como público-alvo pessoas entre 6 meses e 59 anos.

A campanha já começou e ocorrerá até o dia 13 de março de 2020.

Em Santa Maria Madalena, a título de reforço dessa importante Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, haverá dois dias "D":

- No sábado, dia 1º de fevereiro, e no dia 7 de março, a Unidade Central de Saúde (sede) e os postos de saúde localizados nos Distritos de Manoel de Moraes e de Triunfo, funcionarão das 8h às 14h. A mobilização para esses dois dias contará com a participação de todos os profissionais do sistema de saúde do município. Não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação e do cartão do SUS.

O Secretário de Saúde de Santa Maria Madalena, Luís Gustavo, ao conversar com a sua equipe sobre a importância de se alcançar o maior número de vacinados contra o sarampo, destacou: "o sarampo é uma doença muito grave, de fácil contágio e que pode levar a pessoa a óbito, e que, normalmente, as crianças menores de um ano são as maiores vítimas".

Na oportunidade enfatizou que “o sarampo é uma doença altamente contagiosa e que pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirro e que a pessoa com sarampo pode apresentar mal-estar geral como febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e que descem por todo o corpo, além de apresentar tosse, coriza e conjuntivite".

Todas as pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos precisam ser vacinadas, sendo necessário que a pessoa leve junto a sua caderneta de vacinação até ao posto de saúde mais próximo.

O Secretário alertou que “as pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças, com menos de seis meses, não devem receber a vacina e que as pessoas alérgicas à proteínas do leite de vaca precisam informar essa situação ao profissional de saúde, para que possam receber a dose da vacina preparada sem esse componente.”

“A imunização é a única forma de prevenção da doença, razão pela qual conto com o apoio e dedicação de todos os profissionais e servidores da Secretaria de Saúde e da população para o sucesso dessa importante campanha: TODOS CONTRA O SARAMPO! em Santa Maria Madalena”, concluiu o secretário.

Desenvolvido por FB Design