Equipe da Secretaria de Meio Ambiente participa da oficina de Restauração Ambiental na sede do Parque Estadual do Desengano

Publicado em sexta, às 17h de 02 de junho de 2023 por Sec. Meio Ambiente.

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria Madalena esteve presente na sede do Parque Estadual do Desengano no dia 19 de maio. Lá aconteceu a segunda oficina com o tema "Restauração do Ambiente" para os alunos do CIEP 273 Graciano Cariello Filho e do Colégio Estadual Barão de Santa Maria Madalena. O professor Carlos Frederico Duarte da Rocha, que coordena o projeto da UERJ-FAPERJ intitulado "Duas escolas públicas de Santa Maria Madalena se inserindo nas metas de sustentabilidade da agenda 2030 e da COP-26 e 27 para um planeta melhor", também esteve presente.

A primeira oficina "Escola Carbono Neutro" ocorreu em dezembro de 2022 e teve como objetivo ensinar os alunos a calcularem a quantidade de dióxido de carbono emitida por cada escola para o pleno funcionamento durante o ano inteiro. A partir disso, aprenderam a calcular a quantidade de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica que devem ser plantadas com o intuito de neutralizar as emissões de carbono geradas por cada escola.

Após as duas oficinas, a próxima etapa será a realização do plantio destas mudas para concluir o objetivo deste projeto.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Wanderley Daflon, ofereceu total apoio na aquisição das mudas, bem como indicação de local estratégico que esteja degradado para que haja o plantio, promovendo, desta forma, a restauração da área e trazendo inúmeros benefícios à população.

Esta ação no Município de Santa Maria Madalena será um exemplo para todas as outras escolas públicas do Brasil.