11º Festival de Poesia nas Escolas de Santa Maria Madalena

Publicado em segunda, às 17h de 18 de setembro de 2023 por Sec. Educação, Esporte e Cultura.

Na sexta-feira, 15 de setembro, a Prefeitura de Santa Maria Madalena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, juntamente com a Casa da Cultura Professor Francisco Portugal Neves, realizou na Câmara Municipal o 11º Festival de Poesia nas Escolas. O evento foi marcado pela participação inspiradora de estudantes das seguintes instituições: Ciep Brizolão Graciano Cariello Filho, Colégio de Castro, Hélio de Souza Martins, Colégio Estadual Barão de Santa Maria Madalena e CEMAD. Foi uma noite cheia de declamações poéticas que encantaram o público presente.

Ao término do Festival, duas talentosas poetisas madalenenses foram escolhidas para representar o município no 11º Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas, que ocorrerá em Aperibé, no dia 10 de novembro de 2023.

Na primeira modalidade, a poesia "Luto", da aluna Ana Laura Oliveira Silva Barbosa Lopes, da Escola CEMAD - Centro Educacional de Madalena - Audimar Feijó Merino, conquistou o primeiro lugar. Na segunda modalidade, a poesia "Se foi", da aluna Suelen Cardoso Vieira dos Santos, também da Escola CEMAD, garantiu o primeiro lugar.

A mesa de jurados, composta por Thereza de Castro (grande colaboradora do Festival), Jaqueline de Castro (poetisa e escritora), Nilton César Riguetti (escritor de Trajano de Moraes), Rogério Botelho (colaborador da Cultura madalenense), Carlos Henrique Muniz de Castro (poeta e presidente do Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas), Clovir Bizzo (poeta madalenense) e Nestor Lopes (vereador, escritor e fotógrafo), tiveram a difícil tarefa de selecionar os campeões, uma vez que todas as poesias alcançaram um nível notável de excelência.

"Parabéns a todos os alunos e alunas! Independentemente do resultado, todos os finalistas, que representam suas escolas com tanta paixão, são verdadeiros campeões, pois transmitem seus sentimentos através das palavras, uma habilidade que apenas os poetas verdadeiros possuem. Também gostaria de parabenizar os diretores, professores e responsáveis por apoiarem e nutrirem esse talento incrível”, enfatizou Alex Sandro Oliveira, Diretor da Casa da Cultura.