Prefeitura Inicia Testes Rápidos de COVID-19 em Profissionais da Saúde e Segurança

Publicado em quinta, às 12h de 18 de junho de 2020 por Sec. Saúde.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ontem (17/06) a realização de testes rápidos para COVID-19 em trabalhadores da saúde, força de segurança e salvamento. Serão testados aproximadamente 400 profissionais.

Em um momento em que a pandemia do novo Coronavírus (COVI-19) continua avançando no Brasil e no mundo, cresce a necessidade de realizarmos testes rápidos para detecção da doença. O diagnóstico preciso e correto, é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção.

A possibilidade de contar com testes de simples execução, a partir de amostras com sangue total, soro ou plasma, e rápida disponibilidade de resultado (cerca de 20 minutos), favorece tomada de decisão quando há necessidade de não afastamento do trabalhador de saúde, em conformidade com a Nota Informativa Conjunta nº. 001/2020, SMS/CVS/LCS/PMSMM/RJ.

Tais testes indicam a presença de anticorpos das classes IgM e IgG produzidos em resposta à infecção viral. Os resultados dos testes de anticorpos são importantes na detecção de infecções com poucos ou nenhum sintoma.

Assessoria de Comunicação (ASCOM /PMSMM). Por Vanessa Gonçalves.