Defesa Civil realiza simulado de desocupação de escolas em caso de desastres

Publicado em terça, às 16h de 14 de novembro de 2023 por Defesa Civil.

Nesse mês de novembro, dedicado à celebração do Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Prefeituras e a Polícia Militar, realizaram, dia 09 de novembro, um exercício de simulação de desocupação de escolas em caso de desastres.

A iniciativa foi realizada em 160 escolas públicas dentro do território fluminense. A expectativa é que o simulado tenha abrangido mais de 40 mil pessoas, entre alunos e professores, em uma ação que visou reforçar a cultura da prevenção e oferecer orientações essenciais para lidar com situações de emergência.

Sessenta e um municípios participaram ativamente do exercício, demonstrando a importância da preparação para desastres em todo o estado do Rio de Janeiro.

O propósito do treinamento foi capacitar a comunidade escolar, tornando-a uma difusora de informações cruciais que podem contribuir para a promoção da segurança e redução de acidentes diversos. Além disso, a simulação de desocupação buscou aprimorar a integração entre diferentes órgãos, otimizando a resposta em situações de desastres.