Combate à dengue: alerta de fumacê

Publicado em terça, às 22h de 06 de fevereiro de 2024 por Sec. Saúde.

Com o intuito de controlar a ação dos mosquitos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Prefeitura de Santa Maria Madalena, através da Secretaria Municipal de Saúde, utiliza diferentes estratégias, entre elas, o fumacê.

A partir do dia 8/02, o carro “Fumacê” irá passar pelos bairros do Centro, Itaporanga, Cidade Alta, Jardim Nova Madalena, Largo do Machado e Arranchadouro. Siga as recomendações dos cartazes em anexo.

Combater a dengue não é uma tarefa fácil, mas todas as pessoas podem adotar medidas simples de cuidados dentro de casa, onde estão 80% dos focos do mosquito que, segundo dados do Ministério da Saúde, podem ajudar a solucionar o problema.

A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida pela picada de um mosquito. Para alcançar bons resultados na eliminação do inseto, é necessário evitar o acúmulo de água, uma vez que ele deposita seus ovos em recipientes ou locais com esse acúmulo.

• Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.
  • Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.
  • Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.
  • Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.
  • Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.
  • Permita o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.