Segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até 30 de novembro.

Publicado em Quinta, às 20h de 19 de Novembro de 2020 por Sec. Agricultura

Começou no dia 1º de novembro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa para bovinos (bois) e bubalinos (búfalos) com 0 a 24 meses de idade. O pecuarista tem até o dia 30 de novembro para adquirir e aplicar a vacina. Já as declarações de vacinação deverão ser entregues ou enviadas aos Núcleos de Defesa Agropecuária até cinco dias após a aplicação.

O produtor rural, ao adquirir a vacina em lojas credenciadas pela Defesa Sanitária Animal do Estado, receberá uma declaração de vacinação que deverá ser corretamente preenchida e encaminhada, junto à nota fiscal da vacina, para o email do Núcleo de Defesa Agropecuária de Santa Maria Madalena, ndamadalena.agriculturarj@gmail.com, ou para o WhatsApp (021) 98605-1198.

Na primeira fase da campanha, que teve início em maio e foi prorrogado até julho, em função da pandemia do novo coronavírus, o município atingiu 90.53% do índice de cobertura vacinal do seu rebanho de bovinos e bubalinos. Os produtores rurais madalenenses, por aderirem e entenderem a importância dessa vacinação, alcançaram a meta proposta pelo Estado.

A Febre Aftosa é uma doença viral infectocontagiosa que afeta bovinos, bubalinos e outros animais de casco fendidos, não afeta os equídeos. Os sintomas são os seguintes: febre alta seguida de pequenas vesículas na mucosa da boca, narinas e laringe, apresenta aumento da salivação (animal babando), o animal não se alimenta com isso diminui a produção e leva a morte. A vacinação é fundamental na erradicação e prevenção da doença.

Assessoria de Comunicação (ASCOM /PMSMM).

Desenvolvido por FB Design