Prefeitura divulga cartilha com orientações para prevenir a Covid-19 nas confraternizações de fim de ano

Publicado em quarta, às 21h de 23 de dezembro de 2020 por Sec. Saúde.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, através da Secretaria de Saúde, divulga a cartilha elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com medidas que podem ajudar a evitar contaminações por covid-19 nas confraternizações de fim de ano.

Com o slogan “Preservar a vida é o melhor presente neste fim de ano”, a cartilha disponível traz a principal recomendação: “A forma mais segura de passar o Natal e o Réveillon é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram com você, caso não for possível evitar convidados, é de extrema importância que todas as medidas sejam tomadas para impedir a contaminação. Vale ressaltar que se alguém demonstrar qualquer sintoma suspeito, a orientação é não comparecer."

Confira as recomendações de segurança e orientações sobre festividades em casa:
  1. Use máscara e guarde-a em um saco quando estiver comendo ou bebendo. Mantenha-a limpa e seca entre os usos e tenha uma máscara limpa extra, caso precise trocá-la por tempo de uso, umidade ou sujeira;
  2. Evite aperto de mãos ou abraços, além de aglomerações. Mantenha distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes;
  3. Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado e lave as mãos com frequência durante o evento. Use água e sabão ou álcool;
  4. Não compartilhe objetos, como talheres ou copos;
  5. Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados, como utensílios para servir comida e garrafas, lave as mãos com água e sabão ou álcool;
  6. Oriente os convidados a não se sentarem reunidos na hora da ceia. Organize espaços separados para pessoas que moram juntas;
  7. Tenha sabão e papel para secagem de mãos disponíveis no banheiro. Evite o uso de toalhas de pano. Disponibilize álcool em gel nos ambientes;
  8. Lave as mãos antes de preparar a comida e use máscara durante o preparo;
  9. Se estiver com sintomas relacionados à Covid-19, ou diagnóstico da doença, ou está em quarentena, ou aguardando o resultado do teste, ou manteve contato com alguém que teve a doença nos últimos 14 dias, mantenha o isolamento domiciliar. Não convide pessoas para a sua casa, não faça visitas, nem frequente eventos.
  10. Se você faz parte ou mora com alguém que faz parte do grupo de risco para casos graves de Covid-19, fique em casa e celebre apenas com as pessoas que já moram com você.

Vamos todos fazer a nossa parte. Proteja você e sua família.

Assessoria de Comunicação (ASCOM /PMSMM).