Santa Maria Madalena tem resultado positivo no ranking do Programa Previne Brasil.

Publicado em Sexta, às 17h de 08 de Outubro de 2021 por Sec. Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria Madalena conseguiu posição de destaque em ranking estadual do Programa Previne Brasil. Entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, a cidade alcançou o 18° (décimo oitavo) lugar, referente ao 2° quadrimestre (Q2) do corrente ano, e ocupou o 2° (segundo) lugar, entre os 16 municípios que compõem a região serrana.

“Com grande satisfação que ressaltamos esse resultado, saindo de 47° (quadragésimo sétimo) lugar, no Q1 para 18° no Q2, essa conquista se deve ao empenho de todas as equipes que trabalham na atenção básica do município, um trabalho fundamental que faz o elo entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS), destacou o Secretário de Saúde”, Luis Gustavo.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

O programa tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS.

Assessoria de Imprensa/Comunicação - ASCOM PMSMM
Por Vanessa Gonçalves

Desenvolvido por FB Design