Outubro Rosa: Confira a programação das ações em Santa Maria Madalena

Publicado em quarta, às 19h de 13 de outubro de 2021 por Sec. Saúde.

A partir deste sábado, 16 de outubro, a Prefeitura de Santa Maria Madalena, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início às ações relativas à campanha Outubro Rosa: mês dedicado à conscientização e aos cuidados no combate ao câncer de mama . A programação tem o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (aproximadamente, 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física. Os dados foram divulgados na pesquisa Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física, elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA.

O câncer de mama é uma doença rara em mulheres jovens e sua incidência começa a ser mais expressiva a partir dos 40 anos. A maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. Homens também desenvolvem câncer de mama, mas estima-se que a incidência nesse grupo represente apenas 1% de todos os casos da doença.

Estas são apenas algumas informações que reforçam a importância da Campanha Outubro Rosa. Confira a programação das ações em Santa Maria Madalena:

Ações
  • Roda de conversa com a psicóloga sobre temas de prevenção do câncer de colo e mama;
  • Coleta de preventivo;
  • Orientação ao autoexame da mama;
  • Aferição de pressão e HGT;
  • Realização de testes rápidos;
  • Atendimento médico;
  • Momento Beleza: corte de cabelo, maquiagem, unha e outros;
  • Sorteio de brindes;
  • Atualização e cadastro do cartão SUS.
  • 16/10 - Unidade Central de Saúde Dr. Manoel Verbicário (09h às 15h).
  • 19/10 - Manoel de Moraes (tarde).
  • 20/10 - Câmara Municipal - Homenagem ao Dr. Gerdal Signorelli, depoimentos de pacientes que superaram o câncer e palestra com a Dra. Nilza Cardinot de Carvalho (18h).
  • 20/10 - Sossego do Imbé (manhã).
  • 20/10 - Santo Antônio do Imbé (tarde).
  • 21/10 - Morro do Estado (manhã).
  • 21/10 - Dr. Loretti (tarde).
  • 22/10 - Ribeirão Santíssimo (manhã).
  • 25/10 - Osório Bersot (manhã).
  • 25/10 - Agulha dos Leais (tarde).
  • 27/10 - Triunfo (manhã).

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM.