11 de Janeiro: Dia do controle da poluição por agrotóxicos

Publicado em terça, às 23h de 11 de janeiro de 2022 por Sec. Meio Ambiente.

Em 11 de janeiro, celebra-se o dia do controle da poluição por agrotóxicos para atentar ao consumidor quanto ao seu uso consciente. O uso exacerbado de agroquímicos, pesticidas e praguicidas trazem inúmeros malefícios aos usuários. Seu uso indiscriminado pode acarretar poluição do ar; dos solos, quando infiltrado polui o lençol freático; pode ser carreado e trazer prejuízo para os corpos hídricos; sem contar os danos causados a saúde dos envolvidos na cadeia produtiva: os colaboradores que manipulam o produto sem uso dos EPI (equipamentos de proteção individual) e os consumidores que consomem o alimento contaminado.

Conforme a Agência Senado (2022) o projeto de lei (PL 1.053/2020) tem como objetivo mitigar o consumo de agrotóxicos e financiar ações de recuperação ambiental e outras políticas públicas ambientais de incentivo à agroecologia.

    Quais cuidados ter?
  • Utilizar somente a dose recomendada pelo fabricante;
  • Utilizar os EPIs;
  • Descartar corretamente as embalagens, priorizando a logística reversa quanto possível;
  • Atentar quanto a utilização dos agrotóxicos próximos a corpos hídricos, animais, vegetação nativa; entre outros.

Créditos: SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE SANTA MARIA MADALENA.

Referências
Agência Senado. Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é celebrado em 11 de janeiro. Disponível em: www12.senado.leg.br/noticias/audios/2021/01/dia-do-controle-da- poluicao-por-agrotoxicos-e-celebrado-em-11-de-janeiro.

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM.

Desenvolvido por FB Design